Cirurgias

Cirurgias realizadas em nossa clínica e procedimentos pós operatórios

Rinoplastia

A Rinoplastia é, provavelmente, a cirurgia mais complexa da face. Além de o nariz estar localizado na porção central da face, e ser o nosso “cartão de visitas”, muitos outros fatores estão envolvidos nesta cirurgia que pode ser comparada a esculpir uma obra de arte! Esta cirurgia exige do cirurgião um detalhado conhecimento anatômico do nariz, experiência e treinamento neste tipo de procedimento e também um ótimo relacionamento entre médico e paciente para que os objetivos sejam os mesmos antes da cirurgia.

É muito importante que antes da cirurgia, seja realizada uma avaliação minuciosa da parte funcional (respiratória), já que muitos pacientes com queixas estéticas também apresentam dificuldade para respirar pelo nariz. Algumas vezes, a alteração da parte funcional pode causar alterações estéticas, e alterações estéticas podem causar problemas funcionais. Desta forma, a cirurgia realizada por um otorrinolaringologista especializado em Rinoplastia, permite a realização da cirurgia estética do nariz com atenção à parte funcional também. Desta maneira, atingimos um equilíbrio entre as funções respiratórias e estéticas, condição importantíssima para um resultado final de cirurgia nasal bem sucedida!

A anatomia de dois narizes nunca é totalmente parecida, e a correção de anormalidades similares pode exigir métodos cirúrgicos totalmente diferentes. Apesar das técnicas cirúrgicas terem sido refinadas e melhoradas, o resultado final de qualquer Rinoplastia é resultado da anatomia do paciente combinada com a experiência do cirurgião em diagnosticar corretamente as alterações existentes e a habilidade de corrigi-las usando seus conhecimentos.

É imprescindível a realização de algumas consultas (no mínimo 3 a 4) antes que a cirurgia seja marcada. Sempre que realizamos uma cirurgia estética, especialmente a Rinoplastia, devemos explicar o que será executado na cirurgia e esclarecer todas as dúvidas existentes com relação aos cuidados antes da cirurgia (pré-operatório), ao procedimento propriamente dito (anestesia, técnicas cirúrgicas, curativo) e os cuidados depois da cirurgia (pós-operatório). Cada nariz deve ser discutido em detalhes, pois cada pessoa apresenta um tipo de nariz diferente, e existem alterações possíveis de serem atingidas ou não em cada tipo de nariz. Portanto, é muito importante que o cirurgião de nariz e o paciente esclareçam as queixas do paciente, e discutam as possibilidades de mudanças atingidas pela Rinoplastia.

Atualmente, o grande objetivo de cirurgia estética de nariz é elaborar um nariz que seja harmônico e equilibrado com o rosto do paciente. Portanto, para cada etnia, formato de rosto, tipo de pele, procuramos corrigir um nariz para que este se encaixe perfeitamente nas características de cada um! E evitamos narizes com estigma de nariz operado, com sinais exagerados de manipulação cirúrgica, para que a naturalidade de um nariz esteja sempre presente, tornando este ainda mais belo e em sintonia com a face do paciente. Realizamos a cirurgia por via endonasal, sem cicatrizes externas (exceto em casos que necessitem de outros procedimentos cirúrgicos), com uma técnica eclética utilizada há mais de 30 anos. A duração da cirurgia é muito variável, dependendo das manobras necessárias para a correção das alterações de cada paciente. Pode variar de 2 a 4 horas o tempo cirúrgico, sempre sob anestesia geral.

Sempre realizamos curativo externo com fita adesiva (micropore®) e um plástico moldado no formato do nariz (aquaplast®). Estes curativos são removidos após 7 dias da cirurgia, e realizado novo curativo com a fita adesiva por pelo menos mais 7 dias. É esperada a presença de inchaço (edema) e roxidão (equimose) na face nos primeiros 10 dias após o procedimento, e que vão regredindo progressivamente. O resultado final da cirurgia só ocorre após a resolução do inchaço no nariz, que dependendo do tipo de pele do paciente, pode variar de 6 meses a 1 ano. Porém, nas primeiras semanas, grande parte do inchaço já terá sumido, sendo possível verificar as mudanças trazidas pela cirurgia.

Cuidados pós operatórios

  • 3 primeiros dias:
  • Realizar compressa gelada apenas nas primeiras 36 horas após a cirurgia
  • Repouso absoluto (permanecer deitado, com 3-4 travesseiros)
  • Permanecer em casa até o 1º retorno no consultório
  • Alimentação: evitar alimentos quentes ou que exijam muita mastigação (por ex, bife)
  • Banho: Evitar banho quente (água na temperatura ambiente). Cuidado para não molhar o curativo durante o banho (evitar lavar o cabelo nos 3-4 primeiros dias – quando for lavar, solicitar ajuda de alguém ou ir a um salão de beleza, principalmente mulheres com cabelo comprido)
  • Cuidados: não abaixar a cabeça e não assuar o nariz
  • Medicamentos: usar o antibiótico prescrito e lavagem nasal (lavar cada fossa nasal pelo menos 10 vezes ao dia). Outras medicações serão especificamente orientadas pelo doutor.
  • 1ª semana
  • Repouso em casa
  • Aguardar o 1º retorno no consultório antes de retornar as atividades profissionais
  • Banho: Evitar banho quente (água na temperatura ambiente). Cuidado para não molhar o curativo durante o banho (quando for lavar, solicitar ajuda de alguém ou ir a um salão de beleza, principalmente mulheres com cabelo comprido).
  • Cuidados: não abaixar a cabeça e não assuar o nariz
  • Medicamentos: usar o antibiótico prescrito e lavagem nasal. Outras medicações serão especificamente orientadas pelo doutor.
  • Primeiras semanas
  • Não realizar atividades físicas por pelo menos 3 semanas
  • Não ficar exposto ao sol
  • Evitar utilizar óculos escuros e/ou de grau nas primeiras 4 semanas
  • Retornar impreterivelmente no consultório nas semanas subsequentes a cirurgia, para limpeza, cuidados pós-operatórios e troca do curativo, sendo que esta será realizada pelo menos na 1ª e 2ª semanas (datas solicitadas pelo doutor)
  • Após a retirada do curativo, realizar a massagem no nariz conforme orientação do doutor.
  • Medicamentos: continuar realizando lavagem nasal com o medicamento solicitado pelo doutor.