Cirurgias

Cirurgias realizadas em nossa clínica e procedimentos pós operatórios

Timpanoplastia

Essa cirurgia tem por finalidade reconstruir o sistema tímpano-ossicular composto pela membrana do tímpano e os ossículos do ouvido, ambos responsáveis por conduzir o som que escutamos até a orelha interna (órgão da audição). Devido a infecções prévias ou a traumas do ouvido, o paciente pode apresentar perfuração na membrana timpânica e possíveis erosões desses ossículos.

Como sintomas, o paciente pode apresentar quadro de saída de secreção do ouvido, quando entra em contato com a água. O objetivo principal da cirurgia é fechar a perfuração do tímpano e cessar os episódios de secreção. Como objetivo secundário está o reestabelecimento da audição, pois muitas vezes dependendo do grau de comprometimento da doença, não é possível recupera la por completo.

A cirurgia é feita com anestesia geral e auxilio de um microscópio cirúrgico. É realizada uma incisão (um corte) atrás da orelha e retirado um enxerto para fechar a perfuração. Esse enxerto, prioritariamente, é retirado de um espessamento que recobre o músculo temporal, chamado de fáscia. Existem outras opções de enxerto que poderão ser indagadas ao cirurgião.

Cuidados pós operatórios

  • Repouso de 7 a 10 dias em casa.
  • Por aproximadamente 1 mês, não deverá realizar exercícios físicos, principalmente aqueles que requerem força com o abdome, como, por exemplo, carregar peso ou realizar musculação.
  • Manter a proteção do ouvido contra água, até a liberação pelo cirurgião.