Existem algumas causas de dor de ouvido, sendo que em diversas situações a dor referida no ouvido, não tem origem nesta região, e sim em locais vizinhos, como dor na articulação têmporo-mandibular (disfunção de ATM). A dor de ouvido causada por infecção no ouvido, denominada de otite, pode ser basicamente de duas formas:

Otite externa: causada por inflamação na pele do conduto auditivo (ouvido externo), muito relacionada com manipulação e trauma do ouvido ou uso de piscinas, ocorrendo predominantemente no verão. Geralmente apresenta evolução rápida com dor intensa, principalmente à pressão do trágus (“curvinha”antes do conduto auditivo). O diagnóstico é feito com a presença de inchaço, vermelhidão e secreção no conduto auditivo. O tratamento é realizado com uso de medições tópicas (gotas no ouvido) ou realização de curativo, caso o ouvido esteja muito fechado e sem possibilidade de penetração do medicamento.

Otite média: pode ser dividida em otite média aguda, otite média secretora e otite média crônica. São alterações localizadas na região denominada de orelha média (atrás da membrana timpânica). A otite média aguda é uma infecção muito comum nas crianças, principalmente na faixa etária dos 6 meses aos 2 anos de idade, e em crianças que iniciam creche e escolas infantis. É causada por bactérias localizadas na porção mais posterior do nariz, e que chegam até a região da orelha média por uma tuba que comunica estas duas regiões (tuba auditiva). Diversas condições podem favorecer infecções recorrentes (de repetição) como presença de adenoide, rinite, sinusite, tabagismo passivo, início precoce em creche e escolas infantis. O tratamento do quadro agudo é realizado com medicações (antibióticos e anti-inflamatórios). Crianças com quadros recorrentes devem ser acompanhadas regularmente com otorrinolaringologistas, para que a causa seja diagnosticada e tratada. A otite média secretora é representada pela presença de secreção (transudato) na orelha média. A principal queixa é diminuição da audição, sem presença de dor. Muitas vezes, nas crianças, esta alteração é notada por familiares e/ou professores. Sua etiologia pode estar relacionada com a ocorrência de otite média aguda, alergia respiratória e/ou alimentar, alterações na tuba auditiva, alterações craniofaciais, entre outras. O diagnóstico é essencial para que as crianças em idade de aprendizado não tenham alterações e/ou dificuldades causadas pela diminuição da audição. O tratamento é realizado com o uso de medicações (antibióticos, anti-inflamatórios, medicações nasais) e cirurgias (tubo de ventilação associado ou não a outras cirurgias), em casos não responsivos ao tratamento com medicações. E a otite média crônica, na qual ocorrem alterações irreversíveis na orelha média, como perfuração da membrana timpânica, necrose dos ossinhos do ouvido e secreção persistente no ouvido. São causadas pela evolução de um ou vários episódios de otites médias agudas mal acompanhadas ou não resolvidas. O tratamento é cirúrgico nestes casos.